6 Razões Pelas Quais É Bom Ser Mulher

Claro! Aqui está a tradução do artigo para o português:


Quando olhei ao redor da minha igreja em um domingo recente, vi o que a vasta maioria das igrejas testemunha toda semana: mais mulheres do que homens. Na verdade, a igreja cristã sempre foi predominantemente feminina. É irônico, porque o mundo secular enquadra o cristianismo como sexista, quando, na verdade, Jesus e sua igreja sempre foram abertamente a favor das mulheres.

A igreja protestante evangélica nos Estados Unidos é atualmente 55% feminina e 45% masculina. Quando conto a meus amigos essas estatísticas e realidades históricas, eles sempre ficam surpresos.

Há uma ideia persistente e muitas vezes não falada de que os meninos têm vantagens em relação às meninas. É verdade que, em termos de beleza exterior e habilidades, relacionamentos, aborto, gênero e sexualidade, e casamento e maternidade, as mulheres e meninas enfrentam um conjunto único de circunstâncias culturais que nossos irmãos não enfrentam. Essas disparidades não são imaginárias. No entanto, a dignidade inerente, o valor intrínseco e o valor de uma mulher não são inferiores aos de um homem. Somos maravilhosamente feitas (Salmo 139:14).

Este não é um esforço para exaltar o poder feminino ou negar a imensurável bondade de nossos irmãos. É uma proclamação do que é verdade: ser mulher é bom. Esta verdade vale a pena ser examinada e expressa porque o feminismo da segunda onda declarou que, para ser igual aos homens, as mulheres devem ser iguais aos homens. Em vez de se regozijar com a singularidade das mulheres, o corpo masculino e os papéis masculinos foram normalizados. Isso foi um erro fatal.

6 Razões Pelas Quais É Bom Ser Mulher

Nós, na igreja, deveríamos ser a voz mais alta em nosso mundo para relembrar todas as maneiras pelas quais é bom ser mulher. Conhecemos o Deus que nos fez, e sabemos que ele nos fez muito boas. Expressar essa verdade deve ser uma das nossas principais prioridades, pois diz respeito a mais da metade da igreja.

Contrafações Culturais

Por que é bom ser mulher? Aqui estão oito respostas para essa pergunta.

  1. Criada por Deus
    A primeira razão pela qual é bom ser mulher é que fomos criadas por um Deus bom, belo e verdadeiro. Ele é misericordioso e relacional, e se alegra conosco. Como vivemos em uma cultura que insiste que somos auto-criadas, vale a pena repetir que somos criaturas com um Criador. Lembrar e realinhar a nós mesmas com a verdade de que somos feitas por Deus é uma disciplina espiritual necessária no século XXI.

Sem essa verdade fundamental, tudo o mais se desvia. Se você e eu não pudermos admitir e nos alegrar com a realidade de que nossas vidas têm um autor, então nunca prosperaremos plenamente. A vida abundante vem através de Jesus, e somente Jesus (João 10:10).

Em seu poema “O Que É uma Mulher?”, Jackie Hill Perry diz: “Se você me perguntasse, ‘O que é uma mulher?’, Eu diria simplesmente, ‘Pergunte a Deus que a fez.’” Quando buscamos entender quem somos, devemos sempre lembrar de quem somos.

E saber de quem somos é uma notícia muito boa.

  1. Criada para Refletir Deus
    A segunda razão pela qual é bom ser mulher é que fomos criadas à imagem de nosso bom Deus. Somos imago dei, criadas para refletir a Ele, para nos parecer com Ele. Em seu livro “À Sua Imagem”, a professora bíblica Jen Wilkin compartilha dez maneiras pelas quais Deus nos chama para refletir Seu caráter: “Deus é santo, amoroso, justo, bom, misericordioso, gracioso, fiel, verdadeiro, paciente e sábio.” Claro, nunca refletiremos plenamente esses atributos, pois não somos sem pecado, como Deus é.

Mas, como diz o ditado, como Pai, como filha. Prosperamos quando caminhamos em Seu design.

Não há maior fonte de dignidade, alegria ou valor do que ser criada imago dei. O Criador todo-poderoso do universo nos fez femininas para refletir a Ele. Esse foi o Seu plano, Seu design, Sua boa intenção. As mulheres não são pensamentos secundários, ou segundas opções, ou produtos evolutivos. Nosso bom Deus começou com a intenção, sabendo que Sua imagem não estava completa apenas em Adão, para nos criar.

  1. Criada para Comunidade
    A terceira razão pela qual é bom ser mulher é que fomos feitas para a comunidade. Depois que o Senhor Deus criou Adão do pó e soprou o Seu próprio fôlego nas narinas do homem, Ele declarou que não era bom para Adão estar sozinho. Eva foi criada a partir da costela de Adão, e Deus ordenou que os dois fossem fecundos e se multiplicassem. Assim como nosso Deus vive em comunidade— a Trindade—Ele nos criou para viver em comunidade.

Em nossa era focada em si mesma e ferozmente individualista, é outra disciplina espiritual necessária lembrar que não fomos criadas para nós mesmas, mas umas para as outras. A autora Wendy Alsup diz: “Desde as primeiras palavras de Deus sobre a humanidade, vemos que mesmo na perfeição, um por si só não podia alcançar o bem completo que Deus tinha para ele. A visão de Deus para o nosso bem é comunitária. . . . A prosperidade das comunidades é necessária para a prosperidade do indivíduo.”

É bom para as mulheres—e para todos—quando vivemos à luz umas das outras. Fomos feitas para ter corações compassivos, para exibir bondade, humildade, mansidão e paciência, e para suportar uns aos outros em amor (Colossenses 3:12–13). Este é nosso chamado. Esta é nossa verdadeira composição como criaturas de Deus.

  1. Criada com um Chamado Único
    A quarta razão pela qual é bom ser mulher é que temos um chamado único e envolvente. Logo após o Senhor ter dito, “Não é bom que o homem esteja só”, Ele disse, “Farei uma auxiliadora que seja idônea para ele” (Gênesis 2:18). Nossas sensibilidades do século XXI imediatamente se irritam com a palavra “auxiliadora”. Auxiliadora parece tão secundária, como se Adão precisasse de uma assistente—alguém para cuidar das coisas triviais.

A linguagem original e o contexto bíblico da criação de Eva devem moldar como vemos nosso gênero e nosso design. A palavra para auxiliadora é “ezer” na língua hebraica original. Ezer aparece vinte e uma vezes no Antigo Testamento, incluindo dezesseis vezes como uma descrição de Deus mesmo. Obviamente, nosso Deus não é secundário, nem é inconsequente.

Como Alsup aponta, “Deus, Senhor soberano do universo, é nosso auxiliador, e Ele criou a mulher para refletir esse aspecto Dele. Se nos apegar à atitude cultural dominante de que ser uma auxiliadora é uma identidade inferior, zombamos do nome de Deus e de Seu caráter. O papel de auxiliadora é um que Ele abraça voluntariamente.”

Seja em nossos lares, bairros, locais de trabalho, igrejas ou em qualquer outro lugar, devemos ser protetoras, libertadoras, escudos, consoladoras—uma ajuda para aqueles que Deus colocou conosco. É difícil imaginar um chamado mais digno ou um papel mais empolgante para nós na criação.

Olhe ao seu redor agora—quem você pode ajudar? Quem precisa da sua proteção e cuidado? Quem você pode defender ou triunfar? Quem você pode confortar? Esse é seu chamado. Viva-o.

  1. Criada para a Redempção
    A quinta razão pela qual é bom ser mulher é que somos redimidas. Através da obra de nosso Salvador, “o evangelho . . . nos reimagens.” Enquanto a imagem do Senhor em nós foi maculada pela queda, ela é reimaginada em nós através de Jesus. Quando você e eu nos entregamos ao amor e à misericórdia de Jesus Cristo, Ele começa a nos transformar de dentro para fora, e nos tornamos uma nova criação (2 Coríntios 5:17).

Jesus, nosso resgatador e Redentor, abre o caminho para nossa restauração. Não há amor maior, nem misericórdia maior, nem presente melhor. Não estamos alienadas para sempre do Deus que nos fez. Em vez disso, Jesus veio para servir (para ajudar!) você e eu.

Em “O Que É uma Mulher?”, Hill Perry diz: “Dizem que ‘submissão soa como serva’. Dizem que ‘isso parece algo contra o qual se rebelar’. Eu digo: ‘Não é engraçado que serva seja repulsiva para todos, menos para Deus?’ E nos perguntamos por que não conseguimos reconhecer Seu rosto.” Quando nos irritamos com a ideia de servir e ajudar, nos irritamos com o próprio caráter de nosso Deus.

Jesus veio “não para ser servido, mas para servir, e para dar sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:28). Você pode ver Sua bondade e coração de servo em relação às mulheres em inúmeras histórias. O que vemos em Jesus não é apenas o Deus que nos fez e o resgatador que nos salva, mas também o professor bondoso e compassivo que nos guia. Como redimidas, refletimos cada vez mais Jesus para um mundo que observa, servindo aos outros para que eles também possam conhecê-Lo.

  1. Criada para Reconciliar
    A sexta razão pela qual é bom ser mulher é que temos uma missão sagrada diante de nós. Estamos naquele tempo já, mas ainda não, na história. Cristo já veio e trouxe redenção, mas Ele ainda não voltou, então aguardamos a restauração. Mas enquanto aguardamos, temos um chamado, uma vocação sagrada.

Neste tempo já, mas ainda não, somos chamadas a “ir, portanto, e fazer discípulos de todas as nações.” Nós, mulheres, somos tão diversas quanto nosso Deus é criativo. Nossas ministérios variam tanto quanto a cor do nosso cabelo, tipo de corpo e preferências de estilo. Mas todas devemos amar a Deus e amar os outros indo e falando. A vida cristã deve ser uma aventura, uma alegria, um empreendimento que exige fé. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

Ser uma garota ou mulher cristã é ser chamada a ter uma grande fé e a fazer coisas difíceis. Isso pode ser em sua sala de estar ou em uma terra distante—mas de qualquer forma, sua vocação está longe de ser monótona. Onde você está perseguindo seu ministério de reconciliação? Quem você está dizendo sobre o amor e a misericórdia de Jesus?

Nosso bom Deus começou com a intenção, sabendo que Sua imagem não estava completa apenas em Adão, para nos fazer.


Espero que essa tradução atenda às suas necessidades! Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *