Melhor época para visitar Portugal

Claro! Aqui está o texto traduzido para o português:


A melhor época para visitar Portugal é na baixa temporada – primavera ou outono.

Maio e outubro são os meses perfeitos, pois você geralmente encontrará um clima fabuloso (quente o suficiente para nadar, mas não sufocante), sem as multidões de turistas do verão.

Mesmo assim, não espere estar sozinho, independentemente da época em que vier; Portugal está se tornando cada vez mais popular e o número de visitantes está crescendo exponencialmente. Com um clima relativamente ameno o ano todo, Portugal é um destino popular em todas as estações, inclusive no inverno.

Embora março e abril ofereçam preços melhores do que maio e menos multidões, o risco de mau tempo, especialmente no norte, é muito maior. Março ainda é frio e pode chover bastante. No final de abril, você pode ter alguns dias quentes o suficiente para nadar, mas também pode acabar sendo pego pela chuva. E certamente você precisará trazer um suéter para a noite.

O verão é, claro, uma boa época para visitar, mas pode ficar quente, os preços vão às alturas e tudo fica muito cheio. Se você não se importar com longas filas, praias lotadas e suar a camisa, isso não deve te desanimar!

Quanto tempo passar em Portugal

Para conhecer Portugal, você realmente precisa de pelo menos uma semana.

Se você quiser ver o país inteiro, 10 dias são viáveis, mas 14 são muito melhores. Embora Portugal seja pequeno e o transporte público seja bom, há muito o que ver. Tentar comprimir uma tour pelo país em 7-10 dias acabará significando tanto tempo dirigindo quanto sightseeing.

Em uma semana, você poderia razoavelmente visitar Lisboa, Sintra, algum lugar na costa central e Porto e o Vale do Douro no norte. Alternativamente, você poderia visitar Lisboa e o Algarve, com uma rápida parada no Alentejo.

Alguns visitantes fazem uma variante de Porto-Lisboa-Algarve em uma visita de uma semana e, embora isso permita que você veja os 3 destinos mais visitados de Portugal, você se verá constantemente apressado e não realmente verá muito. Mas é viável se você planejar bem ou contratar um guia para maximizar seus dias de direção ao ir de Porto a Lisboa e Lisboa ao Algarve.

Se você tem 5 dias, deve planejar visitar apenas dois destinos diferentes com uma possível excursão de um dia: Lisboa, Sintra e Porto, por exemplo, ou Lisboa e o Algarve.

Com menos de 5 dias, escolha apenas uma área e planeje algumas excursões de um dia.

Como se locomover em Portugal

Transporte público

Portugal tem um bom transporte público e você pode fazer uma viagem aqui sem alugar um carro.

Você tem aeroportos principais em Faro (Algarve), Lisboa (Portugal central) e Porto (Portugal do Norte), e voos de uma parte do país para outra geralmente custam entre 50 e 100 euros. Além disso, você tem uma boa rede ferroviária, com trens de alta velocidade que conectam todas as principais cidades e até mesmo menores. Para lugares que o trem não cobre, você quase sempre terá tanto ônibus de longa distância quanto locais que podem te levar até lá.

A companhia aérea nacional de Portugal é a TAP Air, mas algumas rotas domésticas também são operadas pela Ryanair.

Os trens são operados pelo estado, sob o nome Comboios de Portugal.

Para viagens de ônibus mais longas, suas duas principais opções geralmente serão Rede Expressos e Flixbus. Para rotas de ônibus locais, as empresas mudam dependendo da região, então você terá que verificar.

Onde comprar bilhetes de trem e ônibus

Em geral, recomendo reservar seus bilhetes de transporte público diretamente com o prestador de serviços. No entanto, às vezes é mais fácil comparar todas as suas opções usando um agregador.

Omio é um agregador que eu gosto, pois mostra opções para rotas de transporte público em todo o mundo. Quando você faz uma busca, você poderá ver todas as suas opções para trens, ônibus, voos e até mesmo balsas, junto com uma série de diferentes empresas que oferecem os serviços.

Dirigindo/alugando um carro

Para viagens de mais de uma semana, alugar um carro é a melhor forma de se locomover em Portugal. Embora o transporte público possa te levar à maioria dos lugares, ele não vai a todos e você perderá muito tempo em trânsito. Ter o carro dá a liberdade de ir onde você quiser, quando quiser, e fazer paradas em pontos interessantes ao longo do caminho.

O sistema rodoviário em Portugal é excelente e até mesmo as estradas secundárias geralmente estão em muito bom estado. Postos de gasolina e áreas de descanso são frequentes e a sinalização nas estradas é clara.

Aplicativos como Google Maps e Waze funcionam muito bem e os pedágios podem ser pagos eletronicamente através do sistema Via Verde, que é fornecido a todos os motoristas obrigatoriamente com aluguéis de carros. Se você está planejando alugar um carro, você não deve ter problemas.

Os preços para aluguel de carros também são muito razoáveis. Mesmo empresas internacionais como Hertz, Avis e Europcar podem ter carros por tão pouco quanto 20 euros por dia. Empresas locais menores geralmente oferecem preços ainda melhores.

Onde encontrar um aluguel de carro

Em Portugal, você encontrará todas as grandes empresas internacionais de aluguel de carros. As mais populares são Europcar, Avis, Sixt e Hertz. No entanto, você também tem muitas opções locais.

Você encontrará agências de aluguel em todas as cidades de tamanho médio, aeroportos e estações de trem e ônibus movimentadas. Você também pode às vezes encontrá-las em cidades menores que são populares entre os turistas.

Para verificar preços e reservar, recomendo usar o DiscoverCars, um site de aluguel de carros que inclui ofertas de todas as principais empresas internacionais de aluguel, bem como muitas agências locais menores, que geralmente têm preços muito melhores. Você pode encontrar ótimos negócios.

Verifique preços de aluguel de carros no DiscoverCars!

Táxis e aplicativos de transporte

Aplicativos de transporte, como Uber, são amplamente utilizados em Portugal e são muito baratos comparados a outros lugares. Embora o Uber seja amplamente usado em Portugal, o aplicativo Bolt é ainda mais comum (e geralmente um pouco mais barato).

Para ter uma ideia de custo, pense que uma viagem de 15 minutos custará cerca de 4-5 euros. Ir do aeroporto de Lisboa até as áreas centrais da Baixa ou Chiado custará cerca de 10 euros. É surpreendentemente barato.

Táxis também estão sempre disponíveis e ainda circulam pelas ruas, então você pode realmente pegar um táxi. Embora seja mais caro que um Uber ou Bolt, também é razoavelmente barato em comparação com outros países.

Motoristas particulares

Para aqueles que têm o orçamento, motoristas particulares estão disponíveis para levar você a todos os lugares que você deseja ir. As tarifas também são bastante razoáveis, especialmente em comparação com o que você pagaria na Europa do Norte ou na América do Norte.

Calcule que um dia inteiro com um motorista/guia custará entre 350 e 600 euros. Muitos motoristas também são guias licenciados, então se você estiver viajando distâncias maiores, pode tornar a viagem (e o custo) mais válida transformando uma transferência padrão em uma excursão de meio dia ou dia inteiro.

Para ótimos guias licenciados que também dirigem, confira Ana Sofia e Inês Valencia.

Descubra Portugal autêntico com conselhos locais!


Conecte-se com Ana Sofia em Lisboa para uma consulta de viagem de 60 minutos!

Sessão de planejamento de viagem ao vivo de 1 hora

Saiba sobre dicas e joias escondidas

Receba conselhos feitos sob medida para você
Saiba mais

Melhores lugares para visitar em Portugal

Portugal é pequeno, mas está cheio de lugares fascinantes para visitar. Para ajudar você a se orientar e escolher onde gostaria de visitar em sua viagem (e quais lugares você tem tempo para), dividi cada região.

Dê uma olhada em cada região e nos lugares individuais que recomendo dentro delas e, em seguida, consulte o mapa para ver como você pode incluí-los em seu itinerário. Para uma ideia de como você pode combinar muitos desses lugares em um itinerário, dê uma olhada no nosso itinerário de 10 dias em Portugal.

Portugal do Norte

O Norte de Portugal é bastante distinto do resto do país. É mais verde, mais frio, mais chuvoso e até montanhoso. Também é, de muitas maneiras, o berço de Portugal moderno e está cheio de cidades históricas e importantes.

No norte, você tem a vibrante e adorável Porto, a medieval Guimarães, a agitada Braga, o pouco visitado Vale do Minho, a vegetação exuberante do Parque Nacional da Peneda-Gerês e as paisagens de tirar o fôlego do Vale do Douro.

Desconhecido para a maioria dos turistas internacionais, há também belas praias ao longo da Costa Verde do norte.

Confira nosso Guia para o Norte de Portugal para mais informações sobre a região.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *